Publicado em: 19/09/2016 - Autor: Roselene Borges Kopak

Vivemos uma vida atribulada com tantos compromissos e tarefas que nos sentimos como se o tempo tivesse passando mais depressa. Com isso, corremos mais e mais, sem perguntar ao nosso corpo qual o ritmo certo para aquele momento ou aquela fase da nossa vida.

Aos poucos vamos enchendo nossa agenda diária como se ela fosse feita de elástico e acabamos sempre dando um jeitinho de fazer tudo, esquecendo que nosso corpo segue um ritmo próprio e precisa ser respeitado. Sinais de alerta surgem a toda hora. Isso nós sabemos bem!

O tempo passa e continuamos nossa vida com a mesma velocidade de sempre, esquecemos que com o avançar da idade o nosso ritmo biológico diminui e quase todo o resto acompanha. É importante lembrar que o ritmo dos filhos é diferente do ritmo dos pais e dos avós.

Por desconhecer esse assunto é que surgem os conflitos. As vezes, as pessoas não entendem como funciona cada fase da vida e não tem o conhecimento de que existe um sistema muito maior que nos envolve. Costumamos tomar decisões pelos outros também, sem nos darmos conta do que isso vai gerar no futuro, agimos como se tivéssemos uma procuração assinada com plenos poderes de decidir como vai funcionar o ritmo dos outros.

O ritmo produtivo satisfatório deve ser respeitado e considerado. Sabemos que cada casa, cada grupo de amigos e até cada cidade tem suas particularidades, mas todo ser humano pode se adaptar a qualquer coisa, desde que isso coincida com suas possibilidades.

Sim, cada pessoa tem seu ritmo e isso deve ser respeitado e não utilizado para justificar a falta de comprometimento com seus empregos, casas, educação dos filhos ou os relacionamentos.

Além do mais, ritmo pessoal nunca deixará de andar junto com o interesse e sempre será capaz de mobilizar e “acelerar” qualquer um.

Muita Luz!!!!

Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas que precisam saber mais sobre ritmos e fases da vida para solucionar alguns conflitos.

VOCÊ RESPEITA O SEU RITMO?