Publicado em: 14/10/2018 - Autor: Roselene Borges Kopak

Como escrever para pessoas tão especiais? Sim especiais, pois são estas pessoas que chamamos de professores que introduzem nossos filhos ao mundo do conhecimento didático e acadêmico.

A pedagogia é a arte do amor, pois somente consegue transmitir conhecimentos aquele que tem na sua profissão de professor uma missão de amor.

Todo o professor um dia foi aluno, e também passou pela sala de aula, estudou, aprendeu e fez provas, trilhou os mesmos caminhos que hoje seus alunos trilham e não desistiu chegando hoje ao grau de professor graduado, mestrado ou doutorado. Toda caminhada requer esforço contínuo, requer persistência, requer sacríficos, sim sacrifícios... - em muitos finais de semana viajar para fazer cursos de especializações para em sala de aula ser um professor atualizado e fazer das suas aulas, uma aula diferente. Esta caminhada contínua do conhecimento faz do professor um profissional preparado não somente em suas áreas específicas, pois toda especialização lhe possibilita outros conhecimentos que são agregados ao seu currículo acadêmico.

Ao longo da sua caminhada o professor desenvolve um sentimento de família agregada com seus alunos que é muito mais forte do que se imagina. O professor consegue distinguir aquele aluno proativo, aquele ativo, ou seja, é através deste olhar mais profundo que adentra o interior do aluno, que o professor muitas vezes se torna um conselheiro, e acaba algumas vezes fazendo o papel dos pais. Fácil é dizer que escola somente deve ser a transmissora de conhecimentos didáticos, e que a educação primeira deveria seria oriunda do lar. Este seria o processo correto; mas quando isso não acontece, o professor percebendo que este aluno precisa de amor, carinho ou apenas sinalizar que estou aqui se precisar, e ele como professor naquele momento não vai simplesmente virar as costas e seguir com o tema preparado com tanto esforço, dedicação e esmero para ser explanado aquele dia, mesmo sabendo que certamente a escola como instituição de ensino irá lhe cobrar que cumpra sua agenda dentro da carga horaria prevista, mas ele sabedor que é de como funciona uma sala de aula, e que muitas vezes neste meio do caminho surge algo que precisa ser resolvido urgente, então o professor se torna um colo afetuoso e naquele momento a sala de aula se torna um ninho caloroso.

Não importa a idade, sempre irão surgir conflitos, onde os professores precisam parar uma aula preparada e por instinto, intuição, dar uma aula diferente que surgiu não por acaso, mas por necessidade de um aluno que na maioria das vezes a problemática abordada pode ajudar a sala como um todo. O professor precisa estar preparado para esta abordagem necessária em muitos momentos, e que são de suma importância e surgem como verdadeiras pérolas para que este professor trabalhe em sala de aula. Com certeza muitos alunos vão usufruir deste tema, surgiu sim de uma necessidade primeiro de um aluno, mas que poderá ser de suma importância para toda a classe como talvez um tema que irá nortear a vida destes jovens adultos.

Aos nossos pequenos, aqueles que adentram as escolas com um ano a dois anos de idade, que ainda estão dormindo, e não acordaram para a vida porque estão em fase de desenvolvimento de suas células e órgãos, que deixam o colo afetuoso das mamães que precisam trabalhar, e adentram as escolas muito cedo, mas geralmente são acolhidos por professores que tem um fluido vital tão maravilhoso, movidos de amor que não se explica, e estes pequenos sentem-se pertencentes a este ambiente mesmo que diferente, mas movido por sentimentos de amor, carinho, aconchego e muito colo, sim colo, porque nesta tenra idade eles somente pensam o que estou fazendo aqui sem minha mamãe. É no colo da professora que ele encontra seu aconchego e acalenta seu nervosismo, não precisa de palavras neste momento somente do abraço peito a peito e o bater de dois corações em ritmos iguais, só esse movimento natural da vida acalma este pequeno que está assustado. 

Neste mundo pedagógico os recém-chegados estão na fase do adormecimento, eles não estão preparados para o tal conhecimento pedagógico através das letras e palavras. Eles aprendem muito mais pelo amor do que pelas palavras, nesta idade mesmo na escola eles escolhem muitas vezes aquela professora que por algumas horas irá substituir o amor da mamãe, o colo da mamãe, o aconchego da mamãe, aquela energia vital que não precisa de palavras, mas de abraço, beijo, eu te amo, eu estou aqui, vem comigo. Neste ambiente pedagógico berçário, maternal o acolhimento, o calor humano, o abraço, o afago afetuoso, o colo caloroso, os pequenos precisam exatamente do falar do corpo a corpo, eles estão na fase muito mais corporal, muito mais fenômenos do que o conhecimento escrito.

Eles estão se estruturando biologicamente, cada um no seu momento e não são iguais, são diferentes, são seres humanos individuais, nas suas características, cada um traz uma bagagem e leva esta bagagem para a escola todos os dias.

Que sejamos professores na arte de amar, sentir, sorrir, chorar, cantar, e muitas vezes silenciar e colocá-los no colo encostado no peito coração a coração simplesmente ouvindo as batidas e acalmando-se no ritmo do amor que flui.

Que estes seres ainda pequenos possam iniciar sua vida pedagógica escolar através do lúdico, das brincadeiras, do conto de fadas, que as leituras se tornem uma arte de ensinar e aprender prazerosa, respeitando o ritmo de cada um deles, mas que cada gesto, cada recepção calorosa quando eles se despedem com muita desconfiança de suas mamães seja para eles um acolhimento onde eles sintam-se protegidos e pertencentes a este meio pedagógico mesmo que seja somente por quatro ou mais horas, e que na despedida eles já queiram voltar porque sentem-se parte deste ambiente.

Professores passaram pelas universidades, estudaram muito e o que foi exigido foram provas, testes, pesquisa de campo, monografias e trabalho de conclusão de cursos, mas não tinha aula de como cuidar de um ser tão pequeno, indefeso, e cheio de perguntas. Também não tinha aula de como ensinar e transmitir conhecimentos a muitos jovens com lacunas e páginas em branco na sua vida familiar. Mesmo sem estas aulas hoje os professores buscam através da caminhada diária, da convivência e de outros recursos esta bagagem que é de suma importância para trabalhar como professor em sala de aula.

Que Deus possa sempre estar abençoando e iluminando o caminhar de cada professor e que sejam sempre grandes mestres, mas quando precisar, que sejam também grandes aprendizes.

Feliz dia dos Professores!!!!

A pedagogia para mim não foi um curso ou uma graduação e sim a arte de conhecer o ser na sua essência (Ser aluno, Ser pai, Ser mãe, ser avó).

Dedico a todos os professores esta oração que recebi e amei, espero que eu consiga através dela demonstrar minha gratidão à pedagogia e a todos os professores.

Oração do Professor!!!

Muita Luz!!!

Mensagem aos professores