Publicado em: 05/10/2016 - Autor: Roselene Borges Kopak
Todo o ser humano nasce, cresce e parte deste mundo terreno um dia. Essa é a nossa trajetória natural. São estágios da nossa vida que mesmo que queiramos mudar não podemos, é imutável. O que podemos mudar é a forma como andamos ou caminhamos nessa trajetória, com efeitos positivos ou negativos em nossas vidas.
Temos um sentimento muito grande de proteção para com nossos familiares. Muitos têm a ideia de que seus filhos não precisam sofrer na vida, querem que seus amados vivam só a parte boa do mundo e não tenham que passar por dificuldades.
Todos nós temos um fardo na vida, é pessoal e intransferível. “Deus nunca dá um fardo maior do que podemos suportar”. Desde o nascimento o indivíduo precisa passar pela sua construção como ser humano. Enquanto criança a família direciona o filho, na juventude direciona e orienta, na fase adulta somente sugere.
Existem compromissos que os filhos assumem e cabe somente a eles a obrigação de quitar essa fatura. Ocorre que alguns pais estão assumindo responsabilidades que não são deles, são dos filhos. Aqui podemos chamar de malas e tudo começa assim: O filho pequeno brinca e quem guarda os brinquedos é a mãe; O filho vai pra escola, sua mochila está no peso certo pra idade, mas quem carrega é a mãe; Na juventude o filho deixa seus pertences espalhados e quem organiza é a mãe; Filho separado, não tem renda e quem paga pensão do neto é o avô. Tudo isso e muito mais são malas de responsabilidade dos filhos que os pais sem perceber passam a carregar desde muito cedo. Pensam em dar tudo o que não tiveram para o filho não ter que sofrer. Enganam-se ao pensar que estão ajudando, estão interferindo e prejudicando a construção do futuro do próprio filho.
Deixar passar pelas dificuldades que aparecem na vida, é necessário e faz parte da trajetória terrena. Como pais, é muito importante acompanhar à distância e socorrer somente quando necessário. O filho precisa saber que tem a quem recorrer se precisar de ajuda. Só que tem um custo para isso, o esforço e dedicação deles pelo menos, nada pode ser de graça.
Com um bom planejamento você ajuda seus filhos a se desenvolverem e saírem para vida profissional de forma leve e natural. Somente desta maneira pais e filhos podem percorrer cada um sua trajetória com equilíbrio, sem um ter que carregar as malas do outro.
Muita Luz!!!!
Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa responsabilidade como pais já é suficiente.
