Publicado em: 04/01/2019 - Autor: Roselene Borges Kopak

Aprendi que a vida é uma grande escola, querendo ou não estamos matriculados "nesta escola" para aprender, seremos testados por meio de provas que precisamos executar e, não adianta querer colar, ou copiar do colega, já que estamos em graus de evolução diferentes, tampouco se negar a aprender, como se fôssemos crianças no jardim da infância, pois estamos fadados a evoluir, podemos até repetir o ano, mas um dia chegaremos lá.

Aprendi que, para se conquistar o topo precisamos subir degrau por degrau, um de cada vez e, que as grandes conquistas precisam de muito esforço, dedicação e sacrifício, pois na vida primeiro semeamos para somente após muito cuidado e dedicação colhermos o plantio.

Aprendi que famílias têm problemas, desafios e inúmeros conflitos, mas cada ser humano nasce naquela que precisa para se aprimorar, evoluir, reparar ou expiar seus débitos do pretérito passado. 

Aprendi que sonhos também se realizam, que quando saem do papel e passam por um planejamento se tornam projetos realizáveis, porém entendi que cada ser humano tem seus sonhos e suas metas, independente do grau de evolução irá fazer o possível e o impossível para realizá-las. 

Aprendi que filhos são talentos que Deus nos dá como forma de nos ensinar a “Amar”, e praticar o amor na sua essência mais pura e sublime, o amor incondicional, porém raciocinado, pois somente através deste amor iremos educar nossos filhos para serem livres e, prontos para atuarem mais tarde na grande sociedade.

Aprendi que os casais não são almas gêmeas, isso seria conto de fadas. Casal é um terceira pessoa na união de dois seres únicos e imperfeitos, colocados lado a lado para caminharem juntos, cada um com seus conhecimentos adquiridos ao longo da sua jornada, neste encontro precisando se ajustarem e evoluírem através do amor, do respeito mútuo e da cumplicidade.

Aprendi que amigos são anjos, que Deus em sua infinita bondade coloca em nossos caminhos, com o propósito de estar do nosso lado sem fazer perguntas, pois quando deles precisamos para nos socorrer diante das adversidades da vida, situações tão difíceis onde com certeza não daríamos conta sem o apoio e o colo deles, mas também aprendi que amigos são anjos em duplicidade para confraternizar conosco quando celebramos nossas conquistas.

Aprendi que o maior mandamento deixado por Jesus na terra, deve ser aplicado primeiro comigo através do Autoamor, para somente depois expandir aos que estão próximos, pois somente serei capaz de amar o próximo se primeiro eu aceitar-me como sou com defeitos e qualidades, entendendo que não somos seres perfeitos e sim imperfeitos a caminho da perfeição.

Aprendi que cada um tem seu tempo de "despertamento", e Deus em sua infinita bondade não interfere, apenas dá o tempo necessário a cada um segundo sua caminhada terrena evolutiva.

Aprendi que a vida terrena é uma viagem de trem, em alguma parada eu terei que descer, mas que tenho que aproveitar cada paisagem, cada subida de passageiro e, cada descida, pois todos fazem parte da minha evolução terrena, ninguém passa por mim sem deixar algo e levar algo.

Aprendi que a saúde mental, física e espiritual está em não lamentar o passado, não se adiantar ou se preocupar por demasiadamente com o futuro, mas viver o hoje e agora sabiamente como dádivas de Deus.

Aprendi que quando a ganância de alguns é grande demais, o mundo se torna pequeno, mas quando sabiamente soubermos viver com o que é necessário, com certeza o mundo se tornará grande em abundância o suficiente para todos.

Aprendi que a mudança somente se dará através do autoconhecimento jamais através do outro, enquanto viver esperando que as coisas mudem, que as pessoas mudem, estará vivendo em utopia, em estado de sono, pois a mudança parte de nós e, a partir deste entendimento percebemos que nada precisa mudar, que tudo está no seu devido lugar.

Aprendi que ninguém vem ao plano terreno zerado e, tampouco consegue apagar os erros do seu passado, mas que pode sim reescrever o seu presente, para que o seu futuro seja melhor do que ontem e, que os erros possam servir de lições para fazer escolhas hoje pautadas num conhecimento maior transformado em sabedoria.  

Aprendi que certo e errado depende do grau de conhecimento de cada ser humano, necessariamente eu não preciso concordar com tudo, mas preciso aceitar e respeitar a opinião do outro, pois o respeito é fundamental para vivermos em harmonia.

Aprendi que temos o poder de realizar grandes sonhos, planos e projetos e, que todas as coisas começam a dar certo quando acreditamos neste poder Divino que temos em nós, somos uma Centelha Divina de Deus, portanto o Divino está atuando em nós.

Aprendi que praticar boas ações geram resultados positivos, que jamais a colheita vem antes do plantio e do cuidado diário, que cada um colhe o que planta, e que não existe a lei do castigo e da sorte, e sim a lei do merecimento e do retorno, no universo o acaso não existe, o que existe é sincronização.

Aprendi que o silêncio muitas vezes nos responde e nos esclarece muito mais do que mil palavras, que na vida precisamos deste silêncio em alguns momentos para nos conhecer, saber quem somos, o que estamos fazendo aqui, porque estamos passando por momentos às vezes tão difíceis e dolorosos, quando através do silêncio nos conectamos com o Divino a resposta vem.

Aprendi que a felicidade independe de quanto você ganha, quanto você tem de patrimônio, qual a marca do seu carro, qual a grife que você usa de roupa ou calçado, qual a marca da espumante irá beber no natal ou final do ano, qual a cobertura que mora e tampouco qual classe social pertence hoje, mas sim pelo que carrega no coração.

Enfim: - entendi que a felicidade é um estado de espírito, portanto não se adquire com bens materiais e sim com bens espirituais da (Alma), entendi que baú só existe no plano terreno, portanto o material não será levado de volta a casa do Pai, somente levarei os bens da alma, aprendi que nosso maior patrimônio são: - os amigos, a família e todas as pessoas que passaram e passam pelo nosso caminho aqui na terra.

Aprendi que a vida é feito de afetos e, que o verdadeiro sentido da vida é o Amor na sua forma plena e simples.

Aprendi que a evolução moral somente se dará por meio do conhecimento transformado em autoconhecimento,porém toda a mudança deve partir de MIM...

Que o ANO NOVO  possa ser de muito "Amor e sabedoria".

Um feliz e abençoado Ano Novo.

Muita Luz!!!

Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas e famílias, aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber.

Reflexões