Publicado em: 28/05/2019 - Autor: Roselene Borges Kopak

Hoje estamos vivendo um cenário onde as crianças, adolescentes, jovens e adultos estão vivendo num mundo de conto de fadas, onde tudo está ao alcance de suas mãos e quando este movimento não acontece os pais como realizadores de seus desejos lhes entregam tudo pronto, até mesmo aqueles desejos não solicitados por eles, onde os pais na sua imaturidade psicológica analisam que ao criar este filho dentro desta educação do não “sofrimento” estão contribuindo na formação de um ser humano mais saudável e equilibrado.

Diante deste processo de educação onde a criança aprende a ganhar tudo sem fazer o menor esforço, sem nenhuma exigência, estamos caminhando para uma sociedade de jovens imaturos e despreparados, pois estamos vivendo e vivenciando um mundo onde o querer se sobressai ao fazer, aonde as vitórias vem muito antes do esforço e da conquista, estamos criando um desequilíbrio familiar adentrando a sociedade que irá sofrer as consequências. 

QUEREMOS SEMPRE QUEREMOS...

“Queremos que os outros trabalhem, conquistem e nos entreguem as vitórias e os troféus”.

Quando crianças, queremos que os outros emprestem os brinquedos, organizem as brincadeiras e, no final guardem e organizem todas as bagunças, queremos tudo e não fazemos nada.

Quando adolescentes, queremos que os outros estudem, pesquisem, façam os trabalhos e coloquem nosso nome como participante ativo. Com isso, não nos envolvemos numa aprendizagem positiva com integração.

Quando jovens, fazemos cursinhos, aulas particulares, no entanto queremos que os outros nos passem cola, porque não soubemos aproveitar as oportunidades que nossos pais nos proporcionaram. Mesmo assim queremos passar no vestibular não importa a classificação.

Já formados, queremos o melhor emprego, sem experiência, sem currículo básico, precisamos de um padrinho, em função disso achamos que não precisamos trabalhar direito, continuamos na mesmice, sem evoluir sempre querendo tudo pronto.

Quando chegam os problemas, queremos que os outros enfrentem e resolvam por nós é claro sem reclamar.

Na verdade nos acostumamos a ganhar tudo sempre pronto, com o tempo exigimos mais e mais sempre dos outros, achando que o mundo gira ao nosso redor, que “ilusão” a vida cobra ganhamos pelo que somos, temos que aprender com a vida a cada dia.

Nossa vida terrena é feita de desafios a serem superados, conflitos a serem vencidos, pois somente com os conflitos aprendemos a ser melhores.

Aproveitar cada dia como um novo aprendizado e não ficar acreditando que o mundo é dos espertos, pois tenha certeza que o mundo é dos que sabem aproveitar as oportunidades da vida com inteligência e muita sabedoria.

Portanto, devemos exigir mais de nós, nos comprometermos com um mundo para um mundo melhor.


Autora: Roselene Borges Kopak

Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas e famílias, aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber.


QUEREMOS SEMPRE QUEREMOS