Publicado em: 11/08/2018 - Autor: Roselene Borges Kopak

Ser Pai é levar os filhos para a vida, mostrando que tudo começa com um sonho, mas que precisa de um grande planejamento e um plano de ação alicerçado para que este sonho se torne realidade e seja forte, firme e sustentável.  

Ser Pai é orientar os filhos diante dos conflitos, é ouvir suas histórias de adolescentes, é prestar atenção no seu dia a dia sem perder nenhum detalhe, é colocá-los para dormir, cantar canções de ninar e abençoá-los desejando uma noite cheia de sonhos bons.

Ser Pai é abraçar os filhos quando estão tristes, reconfortando das quedas e derrotas do dia a dia, lembrando que o sucesso de cada vitória está alicerçado a nunca desistir dos seus projetos e sonhos já traçados, ensinando a estes filhos que como existe a idade dos sonhos, também existe a idade de olhar o mundo como ele realmente se apresenta, sem nenhuma ilusão de que os projetos irão acontecer ao mero acaso sem fazer nenhum esforço. 

Ser Pai é ajudá-los a vencer os obstáculos e ultrapassar as barreiras, vencendo os desafios e preparando-os para os próximos que virão, pois a caminhada que eles precisam trilhar certamente precisará ter muita persistência e muita determinação.

Ser Pai é, acima de tudo ser um bom conselheiro, é participar da vida dos filhos, é aprender com as aventuras vividas por eles, é dar-lhes colo quando eles perdem o chão, é acalentar, confortar e ensinar a trilhar o caminho do bem.

Pais, percebam que os ensinamentos pautados ainda na tenra idade, é a dinâmica eficaz desenvolvendo os valores morais e éticos, que nortearão toda a caminhada terrena evolutiva quando adultos.

Ser Pai é ir além, é viver cada dia como se fosse único, é conviver com os filhos e a família em harmonia, é sentir-se privilegiado pela missão de ser Pai e ao mesmo tempo sentir-se agraciado por ser chamado de PAI. Ser Pai é um compromisso, é um comprometimento que requer muita responsabilidade, pois num futuro próximo terá que responder por omissão ou ser agraciado pelo zelo que teve com o filho que Deus lhe confiou para amar, educar e prepará-lo para a vida.

Ser Pai é ir buscar sabedoria entre as estrelas, para ensinar seus pequenos a superar as derrotas e mostra-lhes que muitos precisam sentir a dor dos espinhos, para somente assim valorizar as pequenas pétalas das rosas que geralmente surgem entre os espinhos como as grandes maravilhas do mundo.

Ser Pai é mostrar que a vida prega peças e que os filhos precisam estar preparados para possíveis desafios que vierem a confrontar, que suas escolhas devem ser pautadas na ética e na moral para que no futuro todos os seus projetos possam ter bases sólidas e firmes.

Ser Pai é caminhar com os filhos lado a lado segurando suas mãos, muitas vezes carregando-os no colo e projetando um futuro mais pacífico e mais amoroso, onde eles possam viver em harmonia nesse imenso universo, esclarecendo que esta harmonia e equilíbrio somente será possível mediante escolhas mais conscientes, somente desta maneira poderá trilhar um caminho com mais clareza e leveza, seja na vida familiar, pessoal ou profissional.  

Pai é como jardim, tem mil encantos, mil histórias, mil mistérios, mil lições, mil ensinamentos, mil beijos e mil abraços mesmo que escondido nas mensagens subliminares, pois como adulto precisa se colocar na postura de proteção, ou seja um alicerce forte. Um Pai diante do sucesso do filho chora de alegria por ver que seus mil ensinamentos o fizeram vencedor, mas ao mesmo tempo chora de tristeza quando percebe que seu filho fez escolhas equivocadas, pois ele sabedor que és tem a consciência que participou inconscientemente ou conscientemente desta derrota.

"Ser Pai é como um Grande Livro"... Nele está contido todos os ensinamentos, "grandes lições que viveu, vivenciou e aprendeu", suas frustrações,, suas derrotas, suas ansiedades, seus sonhos realizados e muitos contidos e deixados ao longo do caminho, assim é este "Grande Livro", porém existe um grande diferença dos demais, este livro tem individualidade, e é único, portanto tem nome e sobrenome é do pai de cada um que neste momento está lendo esta pequena mensagem, seu valor é imensurável, nele esta contida energeticamente toda UMA VIDA ... É um livro tão intenso, e ao mesmo tempo tão profundo que somente quem o viveu sabe o que realmente sentiu. - Assim são as histórias dos PAIS...

Somente saberemos quem ele foi quando em algum momento pararmos para analisar como adultos sua verdadeira trajetória, a partir deste encontro já munidos de um conhecimento Maior poderemos avaliar o quanto ele (PAI), tentou se superar para nos dar o que temos hoje, sejamos gratos, vamos nos colocar no lugar de filho, respeitando, honrando e colocando este PAI no lugar que lhe pertence, no lugar de Maior, que possamos aceitar, e que sejamos imensamente gratos por tudo, se faz necessário entender e compreender que somente podemos Dar Amorosamente aquilo que recebemos quando ainda crianças na TENRA IDADE, - Olhe para seu Pai como um Ser Humano e não como um Super Herói capaz de salvar o mundo, "O PAI",  O SEU PAI é um ser humano, aprendendo dia a dia, e tentando ser uma pessoa melhor ao longo de sua jornada, sua intenção, desejo e força de vontade sempre foi a de ensinar, educar e preparar os filhos para a grande jornada da VIDA.

Pai! Você é especial, pois tem o dom de multiplicar ensinamentos e ao mesmo tempo dividir carinho e amor, mostrando que caminhar lado a lado torna a vida mais feliz, harmônica e equilibrada.

"Que Papai do Céu possa os abençoar sempre".

Feliz Dia dos Pais...

Como Amor e Carinho.

Roselene Borges Kopak / Consultora Familiar Sistêmica


Mensagem Ser pai