Publicado em: 12/12/2017 - Autor: Roselene Borges Kopak

Quando falamos em Natal, estamos falando do nascimento de Jesus Cristo, um homem que teve sua trajetória na terra voltada somente para o Amor. Sentimento vindo dele de uma forma pura, sublime e incondicional. Jesus ensinou a humanidade que é através deste Amor na sua essência mais pura que podemos nos tornar seres humanos melhores.

Jesus amava a todos sem distinção de raça, cor, crédulo, bom ou ruim. Para ele não existia essa classificação, Jesus nunca impôs condições para amar e ensinar o caminho do bem, do amor, do perdão, da caridade. Em toda sua caminhada, ele nos ensinou a sermos virtuosos e treinar nossas virtudes, em especial nossa paciência, irmã da indulgência, o maior legado de amor na terra foi deixado por ele “Jesus Cristo”.

Este amor de uma forma mais ampla é despertado no ser humano pelo movimento natalino. A chegada do natal é sempre uma data muito esperada e contemplada pelos enfeites que trazem as figuras do nascimento de Jesus com Maria e José, os reis magos, os animais, as estrelas como indicador do local onde Jesus havia nascido. Nascia naquela noite 25 de dezembro o homem que tinha como missão ensinar o maior mandamento na terra o “Amor”. Teve como berço uma manjedoura dentro de um estábulo mostrando de um modo singelo e simples que mesmo um homem nascido para viver em Amor não precisava de um palácio como lar, porque seu lar era onde as pessoas precisavam de seus conselhos, seus remédios, seus ensinamentos, seu amor, através de suas palavras as pessoas acalmavam seus corações e sentiam-se acolhidas.

Nesse espírito natalino as pessoas são envolvidas e contagiadas pelas músicas natalinas geralmente falando de um amor como renovação. Ouvindo a música, sentem, participam e vivenciam exatamente o que as músicas dizem; isto acontece porque de alguma maneira elas são tocadas não só pela melodia, mas envolvidas pela letra na sua essência mais profunda.

Uma das músicas natalina mais tocada traz uma grande reflexão, em uma pequena estrofe de sua letra existe uma explicação muito significativa sobre o natal que devemos todos os dias comemorar e não somente um dia por ano. Reflitam este pequeno estrofe.

Então é Natal e o que você fez?

O ano termina, e nasce outra vez

Então é Natal, a festa Cristã

Do velho e do novo, do amor como um todo

Então bom Natal, e um Ano Novo também

Que seja feliz quem souber o que é o bem...

Quando começamos a nos contagiar pelo espírito natalino ao ouvir a música, a pergunta aparece como por mágica em nossa mente: Então é Natal e o que você fez? Geralmente somos tomados por um silêncio que nos faz parar e pensar que o ano passou muito rápido e que muitos projetos e sonhos foram deixados sem conclusão. Mas na sequência da música nos acalma com a seguinte colocação “O ano termina, e nasce outra vez” querendo nos dizer: Não tem problema, você terá outra chance de reavaliar e fazer tudo de novo de uma forma agora diferente. Somos convidados a praticar uma vivência de confraternização, de mudança, do que precisamos avaliar e reavaliar para o ano que se inicia.

A reflexão do Natal é começar a entender que o mundo é bom e que nós precisamos amadurecer deixando de lado aquela infantilidade de criança achando que na noite de natal seremos felizes e que essa felicidade vai ser contínua. Isso é pensamento de criança. Jesus nos diz com muita clareza que somente é feliz aquele que praticar o bem, aquele que na sua caminhada viver o bem, pois somente através do bem seremos felizes e com certeza tornaremos a vida dos que estiverem próximos mais felizes. A prática do bem não é algo fácil, requer muito esforço diário e contínuo, mas é possível.

O maior problema do ser humano é resumir o ano em dois dias como milagrosos em sua vida; O último dia do ano que está terminando e o primeiro dia do ano novo, o último você assume que não conseguiu realizar sua lista de compromissos que determinou para aquele ano. O primeiro dia do ano novo você faz uma nova lista de compromissos que provavelmente no decorrer do ano será esquecida em partes e ao final dos seus 365 dias passará pelo mesmo processo, como se fosse uma prova de recuperação, novamente não fazendo o que prometeu e fazendo novas promessas.

Seja feliz e faça o bem de uma forma simples e singela, viva o natal com as pessoas que estão próximas de você, seja grato pelo que passou, deixe-se contagiar pelas energias de paz e luz, abra-se para o amor acolhendo no seu coração este sentimento proporcionando uma sensação de leveza e bem estar a todos.

Então bom Natal, e um Ano Novo também

Que seja feliz quem souber o que é o bem...

Muita Luz!!! 

Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas e famílias, aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber

Mensagem Natalina