Publicado em: 28/11/2017 - Autor: Roselene Borges Kopak
Estamos na reta final do ano de 2017. Nesse momento muitas pessoas começam a fazer um balanço de como foi sua caminhada enquanto família, carreira profissional, carreira acadêmica, aquisições, etc.. Sensação de dever cumprido ou de não ter chegado onde queria. Sentimento de vazio por ter deixado algo para trás que poderia ter surtido um resultado diferente. Neste momento, encerra um ciclo e começa outro para continuar um processo que está dando certo ou para partir para algo novo, novos desafios pautados numa evolução maior.
Quando o ser humano entra numa estagnação ou zona de conforto, vem um novo desafio para nos tirar daquele lugar, ou daquela experiência que não está dando certo ou que não está permitindo evoluir. A vida sempre nos direciona para outras oportunidades que deve ser vista como visão para o novo. Se olhar para o ano de 2017 que está concluindo seu curso normal, deve-se fazer um balanço como se tivesse fazendo uma mala para viajar e colocar dentro desta mala somente o que irá te motivar e te impulsionar em 2018. A vida sempre nos dá sinais de que algo precisa ser mudado, se as pessoas escutassem mais suas vozes interiores muitas das mudanças de percursos seriam feitas com mais harmonia.
Quando a insatisfação começa a permear sua vida na questão financeira ou na questão de satisfação pessoal, repense o que está acontecendo na sua caminhada, faça uma avaliação, talvez seja o momento de repensar alguns aspectos da sua vida como um todo. Não fomos ensinados a avaliar nosso comportamento quando a nossa voz interior começa a nos alertar, dando sinais de insatisfação, de tristeza, de angustia de na maioria das vezes não ter mais motivação para levantar cedo e ir para o mesmo trabalho. Estes são sinais de que o aprendido já está aprendido e que precisa aprender coisas novas, novos desafios, novos oportunidades, novas áreas bem diferentes da que está fazendo naquele momento. A mudança faz parte do ser humano, mesmo que ele não queria mudar, algo acontece levando a tomar decisões que muitas das vezes ele nem cogitava e nunca imaginou.
O ser humano não veio para ficar estagnado. Quando isso acontece, o próprio “sistema” vem com algum movimento que o leva para lugares bem diferentes. Isto é porque ele já viveu o que tinha que viver, já fez o que tinha que fazer e já concretizou o que tinha que concretizar. O próprio sistema cósmico vem dizer que tem algo novo que está te esperando e precisando de você. Porque é você que detém este conhecimento aprendido para redirecionar este outro projeto que ficou este tempo todo esperando por este conhecimento já adquirido por você, para dar andamento em novos projetos e propósito de vida. Esse movimento vem como um sopro e uma nova oportunidade de fazer algo novo que com certeza te impulsionará e motivará a ir muito mais longe do que ficar fazendo aquilo que já foi aprendido. Todo aprendizado é conhecimento, quando se encerra um ciclo nada é perdido, e sim usado para outro ciclo que geralmente se inicia onde em alguma área deste novo ciclo você irá usar para chegar a um propósito maior.
Quando você olha para trás com saudade de algo, isso é normal, mas quando bate um sentimento de não quer abrir mão do que está deixando, ou não conseguir esquecer do assunto com pensamentos constantes é bom reavaliar. Ao persistir nisso você não libera espaço para o novo que está se preparando para vir ao teu encontro. Leve em seus pensamentos sempre sonhos, planos, estratégias de projetos a serem concretizados, leve também força de vontade e muita fé. Lembre-se que nada dura para sempre, tudo tem o tempo necessário para que o processo se concretize, e se houve uma separação ou um distanciamento e depois houve um reencontro, seja ele na área profissional, na área familiar ou no círculo de amigos é porque este distanciamento foi necessário para um aprendizado ou uma nova experiência, para que você retornasse mais bem preparado para continuar algo inacabado, nada na vida acontece por acaso... Acaso não existe, a sincronicidade sim.
O fluxo da vida segue sempre contornando os obstáculos, este é o sentido espetacular da vida, entenda que permanecer num ciclo desgastante é deixar de viver com mais leveza e satisfação, esteja aberto e receptivo as oportunidades que virem ao seu encontro, não existe fim e sim uma etapa vencida e concluída para que possa seguir em frente sempre a caminho da evolução que é o ritmo normal da vida num aprendizado constante. Aprenda a encerrar ciclos em sua vida. “Faça sua vida valer a pena.”
Para Refletir:
“Aquilo que na sua vida tem sentido, mesmo sendo qualquer coisa de mínimo, prima sobre algo de grande, porém isento de sentido.” (Carl Jung).
Muita Luz!!!
Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas e famílias, aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber.