Publicado em: 17/02/2017 - Autor: Roselene Borges Kopak
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas, que precisamos viver... Palavras segundo Paulo Coelho.
Encerrando ciclos, fechando ou terminando não importa o nome que se dá, o que realmente importa é deixar no passado os momentos de vida que acabaram e levar para o novo ciclo o aprendizado, o conhecimento que servirá de combustível para um novo ciclo que começa.
Como você encerrou ou terminou o seu ano de 2016? Seus projetos, sonhos pessoais se concretizaram? Suas metas profissionais foram alcançadas? Se você colocar numa balança qual será o resultado? Mas neste momento o importante é que o ciclo findou-se e o que passou é passado, fato consumado. Voltar no tempo é impossível mas você poderá usar o conhecimento e o aprendizado para fazer de novo de uma forma diferente.
Encerrar ciclos é ter uma nova oportunidade, novos propósitos, novos sonhos de vida. Se você persistir em continuar no passado ou fazendo o que você já aprendeu com certeza estará dando as costas a uma nova oportunidade de conhecimento ou oficio novo. Permanecer no passado é reviver ou viver de lembranças que com certeza não te darão a pulsão de ir em busca de novos desafios.
Neste encerrar ciclos o auto conhecer-se é muito importante ter o conhecimento principalmente para ouvir o seu eu interior, ter a capacidade e a compreensão de entender que algo terminou, ter a sabedoria de passar o bastão para alguém seguir o seu oficio, que você com certeza dentro de uma maestria executou até o momento que sentiu que esse saber já sabido não precisa mais de você e sim precisa de uma pessoa que o continue.
Há aquela dúvida será que esta outra pessoa vai fazer bem feito? Ou será que sentirão falta de você? Com certeza sentirão, mas novos projetos de forma diferente com certeza irão nascer desta outra pessoa. Se dê o direito de enfrentar novos caminhos, novos sonhos, novos aprendizados e novos conhecimentos.
Quando você percebe que aquele oficio não requer mais esforço seu, que está se tornando uma repetição todos os dias, que não te impulsiona a ir em busca de novos aprendizados então está na hora de rever e ensinar alguém para que siga em frente seu projeto.
Todo encerrar de um ciclo é como uma prova no final do ano onde os alunos passam para uma nova etapa da vida, assim é o deixar um posto, cargo, função, labor ou oficio para que outro siga dali para frente. Geralmente as grandes empresas fazem muito bem este papel quando contratam aprendizes, que depois de um certo tempo de treinamento passam para função seguinte com largos anos chegando geralmente aos cargos de grandes executivos, estas empresas sabem que precisam treinar e que estes aprendizes precisam passar por períodos de aprendizado, o combustível usado pelas empresas geralmente são as promoções com salários e benefícios melhores fazendo com o funcionário se dedique e queria sempre aprender mais, com isso buscando sempre estar encerrando e começando novos ciclos profissionais.
Assim é a vida em constante evolução, nada é definitivo acreditar que coisas e pessoas pertencem a alguém é mera ilusão, pois não existem garantias, nem datas de validade.
Você só poderá renascer para uma nova realidade se tiver a capacidade de se despojar do seu passado. Permanecer em um ciclo que já encerrou e altamente desgastante, além de pagar um preço muito alto por isso. Encerrar é estar aberto e receptivo para as novas oportunidades e experiências que a vida lhe propõe.
Muita Luz!!!
Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas e famílias, aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber.