Publicado em: 13/04/2018 - Autor: Roselene Borges Kopak

"Quando surgem os conflitos familiares?”

Quando a família deixa de ser o alicerce e o educandário de todos os valores morais do ser humano...

A família sem qualquer dúvida é bastião seguro para a criatura resguardar-se das agressões do mundo exterior, adquirindo os valiosos e indispensáveis recursos do amadurecimento psicológico, do conhecimento, da experiência para uma jornada feliz em sociedade.

Nem sempre compreendida, especialmente nos dias modernos, a família permanece como educandário de elevado significado para a formação da personalidade e desenvolvimento afetivo, mediante os quais se torna possível ao ser humano a conquista da felicidade.

Sendo o ser humano biopsicossocioespiritual, não pode prescindir da convivência familiar, porque o instinto que lhe comanda a existência o induz á busca do grupo, ou seja, é na família que desenvolvemos a afetividade, o respeito pelos direitos alheios, o despertamento para os próprios direitos. É neste convivo diário de amor e mansidão que o ser humano é preparado gradativamente ao longo de ciclos para conviver mais tarde na grande sociedade.

Quando a boa convivência em família não acontece, os integrantes da família em amadurecimento pulam fases da vida ou nunca saem da mesma fase. Não fazendo o processo natural de evolução, cria-se uma desarmonia não só para o indivíduo como para toda família. Faz-se necessário voltar no tempo e resgatar o que não foi aprendido ou apreender de novo de uma forma diferente para seguir em frente, neste processo de não saber em que fase da vida está, instalam-se os conflitos na família onde de uma forma ou outra, todos sofrem, pois no propósito de ajudar e muitas vezes sem conhecimento, os integrantes da família estacionam numa energia estagnada que não deixa ninguém prosseguir nos seus projetos e sonhos pessoais.

O que fazer neste momento de dor, sofrimento, incertezas e questionamentos sem resposta?

Somente o conhecimento poderá te ajudar.

A família nada mais é do que uma oficina onde desenvolve sentimentos e emoções dando sempre a direção correta e a orientação segura para o empreendimento do futuro. Portanto, cabe aos pais a grave e operosa tarefa de preparação, desenvolvendo nos filhos valores intelecto-morais para que possam ser moldados pelo sentimento do amor, do respeito, do conviver em fraternidade, com isso criando bases de sustentação para uma convivência mais equilibrada na grande sociedade.

“Os filhos são responsabilidades sérias que não podem ser descartadas sem as consequências correspondentes”.

Somente o conhecimento de como se processa as fases da vida do ser humano poderá trazer clareza na resolução dos conflitos em família.

“O conhecimento é fonte de transformação do ser humano, quando utilizado devidamente, contribui significativamente para construção de um mundo melhor”.

Se sua família está passando por um momento difícil ou de conflito já instalado, faz-se necessário repensar seu papel de mãe gestora para que comece um processo de entendimento para os possíveis desajustes que levaram a família a este conflito.

Muita Luz!!!

Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas e famílias, aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber. 

Conflitos familiares