Publicado em: 20/10/2016 - Autor: Roselene Borges Kopak
Diariamente, temos contato com pessoas que tem necessidade de nos dizer que estão sentindo dores. Ouvimos queixas repetitivas sobre muitas dores no corpo. Buscam tratamento clínico há anos e não conseguem ter um alívio duradouro. Quantas vezes julgamos a dor do próximo e nem sabemos a imensidão dessa dor. Somente quem sente essa dor pode avaliar o estrago que ela pode causar.
Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional. (Fonte Wiki).
A dor do nosso corpo, a medicina consegue curar ou amenizar de forma até muito rápida, mas as dores da alma já são mais difíceis. As dores da alma às vezes se manifestam no corpo e não deixam recados, imprimem uma sentença que perdura por anos. São muitos os motivos que dão origem a dor da alma e o incrível é que pode ser resolvido da mesma maneira que curamos nossa dor física, que é tratada pela medicina, basta buscar e adquirir mais conhecimento, como disse Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”.
Nos ambulatórios médicos, podemos ver pessoas de todas as idades numa maratona de tratamento sem fim contra uma dor que não vai embora, aparentemente são pessoas sadias, mas com aparência abatida pela frustração de não conseguir êxito no que buscam. Junto a essas pessoas geralmente acompanha um familiar que muitas vezes precisa abandonar seus afazeres para prestar apoio nessa jornada de cura que nunca chega. Além do mais, alguns acompanhantes acabam somatizando as dores do acompanhado com o fim psicológico de tentar ajudar.
Nós aprendemos muito rápido como ganhar dinheiro, mas desprezamos aprender trabalhar as dores da alma. É um campo vasto e não muito fácil, mas não custa nada tentar! Basta observar essa dor e localizar sua origem, requer algum tempo, conhecimento e principalmente conhecer-se melhor. A resposta pode estar bem ali: na raiva, na culpa ou no medo. Se a pessoa conseguir se libertar do motivo ou dos motivos que deram origem a dor, tudo o que sentiu vai servir apenas de aprendizado, extraindo delas a capacidade de se fortalecer, aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos, que amando-nos incondicionalmente e perdoando, descobrimos a autoestima, que se deixarmos seguir o caminho do amor jamais sentiremos um opressor oculto em forma de depressão.
Com ou sem dor, sonhe bastante, pois o sonho é o combustível da realização e não esqueça de colocar o sonho em prática, porque se o sonho é combustível a sua ação é que vai permitir resultados. Não queira tudo muito rápido, coisas boas surgem aos poucos, saiba aproveitar as oportunidades que a vida oferece, tenha amigos e seja o melhor amigo de todos, apaixone-se pela vida e por tudo o que é, acredite em seu poder, contagie o mundo com o seu melhor, creia em Deus, pois sem Ele não há razão em nada, e tenha sempre a certeza de que, depois da tempestade o sol vai brilhar ainda mais forte.
Muita Luz!!!
Rotinas Saudáveis é uma empresa de consultoria que atende pessoas aplicando atividades de apoio para solução de conflitos. Muitas vezes entender um pouco mais sobre nossa vida já é suficiente para aliviar o excesso de peso psicológico que carregamos sem perceber.